Depois de quase seis meses, as obras de manutenção e restauro na sala 113 do Palácio Tiradentes, onde se concentra parte do acervo da Biblioteca da Casa, chegaram ao fim e os servidores do setor já deram início à transferência para lá de raros documentos que datam desde 1892 a 1930. São diários oficiais do Estado do Rio de Janeiro e da União, anais das assembleias constituintes, entre outros documentos históricos. Alguns exemplares chegam a medir até 60 x 75 cm e estão sendo transportados em carrinhos de mão sob a supervisão da servidora da biblioteca, Rosa Maria Rangel.

"Tivemos problemas na rotunda, que é o espaço onde se encontram nossos arquivos deslizantes, em função de um alagamento que houve em parte da sala, o que deixou alguns móveis empenados. Mas felizmente, nenhum documento sofreu dano e o conserto foi bem executado", destacou ela.

Dentro de mais quatro semanas todo o acervo, que havia sido levado temporariamente a Biblioteca Maria Portugal, no segundo andar, por auxiliares administrativos como Cleber Alves Barauna (foto), deverá estar ocupando seu espaço de origem.

História da Biblioteca Maria Portugal

Criada em 1947, por iniciativa da servidora Maria Portugal Duque Costa, a Biblioteca da Alerj recebeu seu nome somente em 1989, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela na formação do conteúdo bibliográfico, histórico e documental. Atualmente, seu acervo compreende cerca de 28 mil exemplares e recebe a visitação de, aproximadamente,120 pessoas por dia.

Especializada na área jurídica, conta em seu acervo com uma extensa coleção de diários oficiais e de legislações do Brasil desde os tempos do Império e uma seleção única de documentos históricos, como os que dizem respeito ao antigo Estado da Guanabara. Entre as raridades, há uma edição original, de 1806, do "Epítome da Gramática da Língua Portuguesa", de Antônio de Morais Silva, o primeiro texto gramatical brasileiro.

Vale lembrar que a Biblioteca oferece os serviços de orientação, reprodução de textos, elaboração de bibliografias e levantamento da legislação. Além de atender aos servidores da Alerj, ela está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.