Sempre repleta de comidas gostosas, a ceia de Natal representa um dos momentos mais aguardados do ano para muita gente. Ainda que cada família tenha sua própria tradição, as refeições natalinas geralmente são compostas por pratos típicos da época, que podem ser os tradicionais tender, peru e pernil.
Não é diferente para os funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Quando o assunto é comida das festas de fim de ano, os quitutes preparados pelos servidores variam muito e fazem sucesso à mesa.
Um bom exemplo é o escondidinho de bacalhau preparado há mais de 15 anos pela assessora parlamentar Marcia Lima. Ela conta que esse prato é tradição nas ceias de Natal e nos almoços de Páscoa. "Faço ele desde que os meus filhos moravam comigo. Hoje já estão todos casados, mas mesmo assim ninguém abre mão do escondidinho de bacalhau preparado por mim", relatou a servidora.
Quem também não deixa a família sem um belo prato para celebrar o Natal é a repórter da TV Alerj, Dandara Batista. Desde que a avó materna faleceu, ela assumiu o comando no preparo da ceia. E o prato que não pode faltar na confraternização da família Batista é o pernil com cuscuz marroquino. "O Natal até mais do que o Ano Novo sempre me traz um sentimento de renovação, é uma das datas comemorativas que eu mais gosto. Tenho família grande, então essa data é uma oportunidade de estarmos todos juntos celebrando. Adoro fazer a ceia e a mesa tem que ser sempre farta, por isso, começo a preparar sempre dois dias antes do Natal, marinando algumas carnes como o pernil e o chester", explicou Dandara.
A sobremesa também não pode ficar de fora da ceia, e se existe uma sobremesa que é um símbolo do natal, é a rabanada. Na família da assessora parlamentar Paula Peltier, essa delícia não pode faltar. Paula conta que aprendeu ainda pequena a cozinhar com a avó, Lourdes, e que essa tradição já passou para as suas filhas que hoje têm 18 e 17 anos. "Aprendi a cozinhar com minha avó desde criança. Ela era portuguesa e me colocava sentada na bancada da cozinha para ajudar no preparo dos fios de ovos e rabanadas. Amava este ritual. Era uma momento bem feliz', lembrou Paula.
Abaixo confira as receitas completas dos pratos das ceias de Natal dos funcionários da Alerj:
Escondidinho de bacalhau:

Ingredientes:
- 1 Kg de batata cozida e amassada (tipo purê) - pode usar também o aipim
- 1 lata de creme de leite
- 1 copo de requeijão
- 1 cebola grande bem picadinha,
- 1/2 xícara de azeitonas picadas (verde ou preta),
- 200 g de queijo mussarela ralado
- Azeite para refogar o bacalhau e fritar a cebola
- Cheiro verde à gosto
- Sal
Modo de Fazer o Bacalhau:
Dessalgar e desfiar o bacalhau (reserve). Refogar a cebola no azeite e, acrescentar em fogo baixo as azeitonas e por último o cheiro verde. Refogar o bacalhau com azeite (reserve).
Modo de Fazer a massa do Escondidinho:
Colocar a batata (ou aipim) já amassado numa tigela. Acrescentar o requeijão cremoso e o creme de leite. Misture bem e reserve. Num refratário coloque metade da massa, cobrindo bem todo o fundo e por cima o bacalhau refogado. Cubra com o restante da massa. Por último cubra com a queijo mussarela ralado para gratinar por 20 minutos, cobrindo com papel alumínio. Serve de 6 a 8 pessoas.
Pernil com Cuscuz Marroquino

Pernil
Ingredientes:
- 1kg de Pernil
- 1 taça de vinho branco
- Suco de 2 limões sicilianos
- Pimenta do reino
- Coentro
- 4 dentes de alho
- Meia xícara de azeite
Modo de fazer:
- misture todos os ingredientes no processador
- Passe a mistura por todo o pernil e deixe marinando na geladeira por 2 dias
- Retire da geladeira e asse no forno a 200 graus por aproximadamente 1h30
Cuscuz Marroquino
-
400g de Cuscuz
-
100g de passas brancas
-
100g de damasco seco
-
1 cenoura ralada
-
Lemon Peper a gosto
-
Azeite Modo de fazer:
-
Hidratar o Cuscuz com água quente (ele vai dobrar de tamanho)
-
Em seguida misture todos os outros ingredientes e finalize com azeite.
Rabanada

Ingredientes:
- 2 pães de rabanada
- 2 latas de leite condensado
- 6 ovos
- canela
- 1 litro de leite
- gotas de baunilha
- açúcar
Modo de fazer:
- Misturar as duas latas de leite condensado, com 1 litro de leite morno, as gemas de ovos e as gotas de baunilha. Bater as claras em neve e depois misturar tudo.
- Cortar os pães em rodelas. Molhar as rodelas deixando um pouco embebidas. Depois, esprema um pouco as rodelas com as mãos, para tirar o excesso do líquido e frite em óleo bem quente.
- Vire uma vez somente e depois coloque as rodelas em um papel toalha para secar a gordura.
- Por último, antes de colocar na travessa para servir, as rabanadas devem ser passadas no açúcar misturado com bastante canela.