Lançada em 2004 como um instrumento para aproximar o cidadão das decisões políticas do Estado, a TV Alerj agora opera em sinal aberto digital, no canal 15.2. A operação iniciou com a transmissão ao vivo de sessões plenárias e a programação foi estendida durante um período de testes, com a transmissão de audiências públicas e programação de estúdio.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), classificou a abertura de sinal como mais uma conquista da transparência no Parlamento estadual. "O sinal em rede aberta significa ampliar ainda mais a transparência, que sempre foi nossa proposta para nos aproximar ainda mais dos cidadãos. É uma luta de muitos anos, que conseguimos concretizar nessa gestão", destacou.
Ceciliano lembra também que a TV vem sendo fundamental nas votações realizadas por videoconferência durante a pandemia de coronavírus, com transmissão pelo Youtube, via satélite e canal 12 da NET. "Fizemos um grande trabalho, sem custos, para viabilizar as sessões remotas e votar projetos importantes para a população nessa pandemia. Com o sinal aberto, vamos ampliar o alcance dos nossos debates e votações que influenciam na vida de todos", completou o parlamentar.
Rede Legislativa
A operação faz parte da Rede Legislativa de TV Digital Aberta, à qual a Alerj aderiu em convênio com o Senado Federal. O sinal disponível está dividido entre todos os canais das diferentes instâncias do Poder Legislativo, cada um com sua própria programação. Na cidade do Rio, por exemplo, o sinal chega pelo canal 15 UHF. Na frequência 15.1, é transmitida a programação da TV Senado; na 15.2, a da TV Alerj; a Câmara Federal está na 15.3; e a Rio TV Câmara, na 15.4.
A TV Alerj transmite ao vivo as audiências públicas das Comissões Permanentes, as reuniões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e as votações da Ordem do Dia do plenário. O canal também conta com diversos programas sobre temas relevantes para a população do Rio.