Reutilização de papéis, redução do uso de copos descartáveis e reciclagem de diversos materiais são algumas das ações de sustentabilidade realizadas pelos departamentos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ao longo dos últimos dois anos. A preocupação com o meio ambiente é antiga no Parlamento Fluminense. Em maio de 2015, a Casa aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo diminuir recursos naturais e, consequentemente, gastos institucionais.
Para ajudar na implementação de medidas da A3P, foi criada uma comissão com integrantes de diversos departamentos da Alerj. Entre eles, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Casa, que atualiza frequentemente uma cartilha descrevendo todas as iniciativas sustentáveis da Casa. Para informar e capacitar os funcionários da Alerj, o Fórum também realizará, no dia 25 de setembro, um seminário na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). “A ideia é convidar os gabinetes e departamentos para colocar a mão na massa, mostrando iniciativas simples que podem promover grandes mudanças na Alerj. Alguns setores, como o departamento de transportes e a informática, já adotam importantes medidas de sustentabilidade e podem ser exemplos para as outras áreas”, afirmou a diretora do Fórum, Geiza Rocha.
Confira abaixo algumas iniciativas sustentáveis que já são realizadas pela Alerj.
Informática e gráfica - Há cerca de um ano as máquinas de imprimir da Alerj foram formatadas para impressão frente e verso. A medida fez com que o número de folhas gastas diminuísse, segundo o diretor da Subdiretoria-Geral de Informática Sinezio Luiz da Silva Cardozo. Além disso, caso a folha seja impressa apenas em um lado, ela não precisa ser descartada, já que é possível transformá-las em blocos de rascunho. Essa produção é realizada pela gráfica da Alerj. “A ideia é estimular o consumo responsável com o reuso do papel. Muitos funcionários já procuram o nosso departamento para fazer seus blocos”, afirmou a funcionária da gráfica, Silvana Ribeiro.
Outra ação sustentável praticada pela Casa foi a alteração da fonte para impressão. Desde dezembro de 2015, uma portaria estabeleceu como preferencial o uso da Ecofont Vera Sans nas impressões de documentos da Alerj. A Ecofont é um software projetado para reduzir o uso de tinta em até 50% nas impressões econômicas, sem perda de qualidade. “Ela já foi instalada em todos os computadores da Alerj e para utilizá-la basta ir em “fonte” e trocar para Ecofont”, explicou o diretor de Informática.
Departamento de transportes - O departamento está engajado na busca de uma rotina mais sustentável. Entre as medidas adotadas pelo setor estão a reciclagem de estofados e a não utilização de lâmpadas incandescentes. Também foi implantado um sistema de monitoramento para resíduos sólidos, como embalagens de solventes, além do descarte correto de pneus, filtros e óleos lubrificantes.
A Alerj também se cadastrou no programa de logística reversa de embalagens de óleos lubrificantes “Jogue Limpo”, coordenado pelo Governo Federal em parceria com os poderes executivos estaduais e fabricantes da mercadoria. A logística reversa é quando a embalagem do produto retorna ao fabricante, após sua utilização, para que seja dada uma destinação correta ao material. Na Alerj, o Departamento de Transportes recolhe os recipientes e os encaminha às empresas fabricantes. Todo o processo é certificado conforme as exigências do órgão ambiental.
“Este trabalho de sustentabilidade é muito complexo e envolve diversos funcionários do nosso departamento. Apesar de todas as medidas já adotadas, temos novos desafios pela frente, e o principal é a redução do consumo de água. Queremos mudar, por exemplo, o sistema de lavagem dos carros com a utilização de máquinas mais eficientes”, afirmou o diretor do Departamento de Transportes, Paulo Roberto Poydo.
Elerj e Cerimonial - A Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) também está fazendo sua parte. No mês passado foi lançada a campanha “Adote uma Garrafinha”. O objetivo é conscientizar todos os funcionários dos departamentos e gabinetes da Alerj a reduzirem a utilização de copos descartáveis. A campanha também é voltada para os alunos da Elerj. A escola estabeleceu que não fornecerá copos descartáveis de 200 ml em suas dependências a partir de setembro deste ano. Com isso, a Elerj deixará de usar cinco mil unidades por semestre. Quanto aos copos de café, a diretoria da Elerj também protocolou um processo na Mesa Diretora para que fossem disponibilizados copos com materiais biodegradáveis e não somente de plástico.
Outro setor que está desenvolvendo ações de sustentabilidade é a Subdiretoria-Geral para Assuntos de Cerimonial. Desde 2015, o departamento aboliu o uso de copos descartáveis e os funcionários do departamento utilizam canecas personalizadas. A servidora Glauce Müller também explicou que outra ação realizada pelo setor foi a confecção de pastas ecológicas com materiais recicláveis. “Todas as iniciativas foram coordenadas pela subdiretora Bruna Busatto. Acreditamos que cada um de nós pode e deve fazer algo para garantir qualidade de vida para as futuras gerações”, afirmou Glauce.
Outras iniciativas - A Comissão de Implantação da A3P da Alerj, em parceria com a Subdiretoria de Cultura, também lançou o projeto “Tira Livros”, que tem como objetivo ampliar o acesso à leitura dos funcionários e dar nova destinação a livros usados. Para abrigar o projeto foram disponibilizadas, em 2016, duas estantes: uma no Palácio Tiradentes e outra no Palácio 23 de Julho. O projeto funciona em caráter permanente e conta com a parceria da Associação Brasileira de Letras (ABL), que doou exemplares.
Outra iniciativa da Alerj é o estímulo ao descarte correto de pilhas e baterias usadas. Todo material recolhido é entregue para uma organização especializada em reciclar esses itens, que emite um certificado oficial. A primeira entrega ocorreu em junho do ano passado e, atualmente, existem três pontos de coleta deste tipo de material nos prédios administrados pela Alerj.