Para promover o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a Alerj vestiu-se de rosa. A logomarca da Casa nas redes sociais ganhou essa tonalidade de cor, assim como a histórica fachada do Palácio Tiradentes. Mas essas não foram as únicas ações.

Um depoimento emocionante foi divulgado nas redes sociais da Alerj. A médica Mônica Maia, chefe do Departamento Médico da Alerj, contou sua história de superação, enfrentando o câncer de mama. "Durante o tratamento eu me antecipei, cortando o cabelo bem curtinho, antes de ter que passar a máquina. Assim evitei que o trauma não fosse tão grande. Mas só tenho a agradecer, no fim deu tudo certo", relatou Mônica. 

O Departamento de Comunicação Social também relembrou nas redes as leis que atendem às mulheres com câncer de mama ou suspeita da doença, como a lei 8.435/19, que garante a cirurgia de reconstrução mamária pelo SUS, e a lei 8.713/20, que estabelece que mulheres entre 40 a 69 anos de idade têm prioridade na realização de exames de mamografia nas redes pública e privada.  

As redes sociais da Casa também contaram a história de mulheres inspiradoras da cidade de Petrópolis. Elas organizam a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), que atende a mulheres em defesa de seus direitos sociais. Há assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Você pode saber mais sobre o trabalho da APPO neste link

Foi apresentada ainda a Associação dos Amigos da Mama (ADAMA), fundada em 1996, em Niterói. Composta por voluntários, a ADAMA possui equipe com mastologista, psicólogas, fisioterapeutas, advogadas e professora de teatro. O grande objetivo da associação é acolher, apoiar e contribuir para a recuperação da alegria de suas pacientes. Você pode saber mais sobre a ADAMA clicando nesse link.  

Além disso, a Comunicação Social produziu uma edição do podcast semanal "Diálogo" dedicada ao Outubro Rosa. Nela, aborda-se um estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA) que aponta aumento dos casos em mulheres entre 20 e 39 anos.