Cerca de 16 mil pessoas, entre estudantes, turistas nacionais e estrangeiros, visitaram em 2018, o Palácio Tiradentes, sede do Poder Legislativo fluminense, e através da visita guiada à exposição permanente Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro puderam conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e do parlamento fluminense.
Situado no corredor cultural do Rio de Janeiro, na Praça XV, local de grande importância histórica para o país, o palácio em estilo europeu, chama a atenção pela sua beleza arquitetônica, além de ser um marcante espaço de preservação do patrimônio fluminense e nacional. O local pode ser visitado de segunda-feira a sábado, incluindo os feriados, sem necessidade de marcar hora ou retirar senha.
Na mesma ocasião, o visitante poderá desfrutar também da exposição "Crônica de uma cidade amada", do fotógrafo Luis Teixeira Mendes, que até o dia 31 de janeiro poderá ser vista no Salão Nobre.
Sob a curadoria do fotógrafo Walter Firmo, a mostra reúne 60 imagens do autor, especialista em fotografia de rua e de espetáculos musicais. "Vemos o respeito individual às coisas simples, mesmo aquelas erguidas pelo homem. Daí o mérito de seu olhar", ressaltou Firmo.
"Uma exposição singular e que já recebeu cerca de 4 mil visitantes. Esperamos aumentar ainda mais esses números em função do período de férias escolares e com os turistas que visitam a cidade", disse a subdiretora de Cultura, Fernanda Figueiredo. Segundo ela, "imagens como 'Solitude', na Marina da Glória e a 'Cúpula do Plenário', tirada no Palácio Tiradentes são bem marcantes", finaliza.
Para o coordenador do projeto Visita Guiada, Fernando Ebert, o objetivo foi alcançado, transformando a visita em uma aula de História dentro de museu vivo. "Formamos uma ferramenta de educação para candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), escolas e de entretenimento para turistas. É uma grande aquisição cultural para a cidade", destacou.
Na visita, é possível apreciar, sempre na companhia de guias bilíngues, toda a arquitetura e peças de artes que compõem o interior do edifício inaugurado em 1926, para ser a nova Câmara dos Deputados do Brasil - usado como local de trabalho para os deputados federais, uma vez que a cidade do Rio de Janeiro era a capital do país.
"Esta é minha segunda visita ao Rio de Janeiro e agora tive a oportunidade de conhecer o Centro da cidade e suas belezas. Esse palácio é um deslumbre, uma jóia rara. Aqui fiz uma viagem no tempo de volta à história do Brasil", ressaltou a paulista e enfermeira Sandra Souza."
"Participar do projeto tem sido muito gratificante, é uma oportunidade de ampliar conhecimento num local que respira a história do Brasil e, ao mesmo tempo, é de grande importância para a construção da cidadania no país", afirmou o guia Pedro Sampaio.
No passeio, o público faz um tour que passa não só pelos corredores mas também pelo Salão Nobre, em estilo Franscisco I - espaço ornado por dois nichos com urnas de pedra, ladeado por figura que simbolizam a "Paz e o Trabalho" e a "Lei e a Autoridade". Outros locais visitados são o Plenário Barbosa Lima Sobrinho; a biblioteca e as salas das audiências públicas.
"A memória, a identidade e a pluralidade cultural do Brasil estão reunidas em um só lugar. Assim como a luta do nosso povo por direitos, igualdade e liberdade", ressalta Lucas Avelar, também guia.
Serviço:
Exposição permanente "Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro"
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 17h. Feriados, das 12 às 17h.
Endereço: Rua Primeiro de Março, s/nº- Praça Quinze -- Centro. Tel: (21) 2588 1251.
O acesso para cadeirantes é feito pela Rua Dom Manuel, s/nº, atrás do palácio.
Entrada Franca.